sexta-feira, 28 de maio de 2010

INFORMAÇÕES SOBRE A COLÓNIA BALNEAR

INFORMAÇÕES SOBRE A COLÓNIA BALNEAR 2010

Sala dos 3 anos – Educadora Cláudia Reis

_______________________________________________

 A colónia realiza-se de 14 a 25 de Junho, numa das praias da Costa da Caparica;
 As crianças são acompanhadas por 3 adultos, sendo um deles a educadora da sala;
A partida é às 8h30m, mas a entrada para o autocarro é às 8h15m. É imprescindível o cumprimento do horário;
O regresso à instituição será entre as 13h/13h30 m (saída da praia entre as 12h/12h30 m);
 Agradecemos a todos os pais que antes de nos entregarem a criança a ponham a fazer xixi;
 As crianças devem ser entregues à educadora/ajudante de acção ed. no período que antecede a saída do grupo para o autocarro, de modo a nos organizarmos.
 As crianças que chegarem atrasadas ficarão na Instituição (sala 1 ano). Não é permitido levar as crianças á praia;

Se houver crianças que ficam indispostas nas viagens por favor informem-nos.

Se a criança estiver com diarreia, ou outra situação que requeira cuidados especiais não pode ir á praia.
 Se o tempo estiver incerto, por norma vamos sempre espreitar como está “do lado de lá”, e depois é que tomamos as decisões/as opções;

NA INSTITUIÇÃO

 Nesta época as rotinas e os horários são alterados, assim como o funcionamento da sala;
 Quando as crianças chegam da praia tomam um duche ligeiro (calçadas, não se esqueçam de mandar calçado que se possa molhar) no poliban do J.I., apenas para tirar as areias e água salgada;
 O almoço será pelas 14h e o lanche às 16h 30m;
 O repouso será das 14h30m/14h45m até às 16h30m;
Na sala irão ficar cadeiras identificadas, nas quais os pais devem deixar em cima, uma muda de roupa (saco plástico por debaixo da roupa, para depois pormos a que trazem da praia) e debaixo da cadeira o calçado. Por cima da roupa fica ainda a toalha de banho (que deve ser adequada ao tamanho da criança). A roupa e o calçado devem ser os mais práticos possíveis, sem botões, cintos, suspensórios, etc. O calçado sem atacadores, se forem de fivelas devem estar desapertados;
 A mochila da praia e o saco da muda de roupa deve ir para casa todos os dias. A toalha de banho fica ao critério dos pais, mas não esquecendo que, deixando no cabide ou na cadeira, no dia seguinte deve ter a ordem pedida no ponto anterior;

NA PRAIA

A t-shirt amarela e o panamá laranja são de uso obrigatório todos os dias. As crianças devem-nos ser entregues já com estes dois artigos vestidos, Sem os mesmos a criança não pode frequentar a praia.
 A roupa que levam para a praia deve ser a mais prática possível;
 O calçado deve ser prático, a criança deve saber andar com ele, deve poder ser molhado (não são permitidos ténis, atacadores e meias);
 O protector solar (identificado) é posto em casa e na praia nós fazemos o reforço.
 Não é permitido levar brinquedos para a praia, nós temos;
 As crianças usam um colar com a identificação da Instituição, que é posto e retirado por nós.
 Cada grupo tem um chapéu-de-sol amarelo (cor da t-shirt), na sua sombra são colocadas as mochilas. O calçado de todas as crianças do grupo é colocado num saco para o efeito, as suas roupas são colocadas dentro das suas mochilas;
Os chapéus-de-sol são dispostos de forma circular, a intenção é sermos vistos por todos os adultos e crianças da colónia. As crianças brincam no centro, as toalhas fazem também delimitação do espaço;
Vamos a banhos sempre em grupo, os adultos fazem uma barreira dentro de água, nas laterais e na areia, formando uma espécie de quadrado;
 A mochila que a criança leva para a praia deve ser adequada ao seu tamanho e com alças ajustadas;
A mochila deve conter: a toalha de praia (adequada ao seu tamanho), uma bolsa com o protector solar, um lanchinho, tenham em conta os gostos dos vossos filhos, não é permitido levar alimentos que se deteriorem com o calor e que dificultam a digestão ou ainda que provoquem más disposições tais como por exemplo, chocolates, cremes, leite, banana, etc. Aconselhamos água em vez de sumos, metade de um pãozinho ou bolachas, a fruta é dada pela instituição e eles comem no autocarro;
 Nas 6ªs feiras de cada semana é costume as crianças comerem um gelado (mini-milk ou epá), é facultativo e custa 1 euro.
Tudo, mas mesmo tudo o que é pertença da criança deve estar identificado.

Obrigada pela compreensão e colaboração, a educadora e a Coordenadora Pedagógica

Sem comentários:

Enviar um comentário